Uma relíquia de São Benedito foi levada de uma igreja no Centro do Rio. O relicário, que contém um fragmento do osso do santo, foi furtado neste sábado (5) da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.
Além da peça, que é objeto de devoção dos fiéis, também foram furtados, um ventilador, uma mesa de som e centenas de objetos da lojinha da igreja como medalhas, imagens de santo, e terços.
A igreja é uma das mais antigas e tradicionais do Centro, além de ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com o padre Álvaro Inácio, administrador da igreja, era para ser uma segunda-feira de celebração e comemorações. No entanto, pela manhã, quando funcionários da igreja chegaram para abrir o local, perceberam que uma das portas laterais da igreja estava aberta.
Segundo o padre, a mesa de som já havia sido comprada para substituir uma outra que foi roubada.
Contudo, a maior preocupação é quanto ao furto do relicário, objeto para guardar relíquias de um santo, onde estava um fragmento do osso do padroeiro São Benedito. De acordo com o administrador, o valor que a peça tem não é financeiro, pois é um objeto de devoção inestimável.
De acordo com o padre, como não houve sinais de arrombamento, a suspeita é que o ladrão tenha permanecido na igreja após a festa de São Benedito, que terminou por volta das 16h deste sábado.
O caso foi registrado na 1°DP (Praça Mauá), no Centro do Rio.