Pesquisa Quaest contratada pela Globo e divulgada nesta quarta-feira (11) com as intenções de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro aponta que o candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), segue com folga na liderança, com 64% das intenções de voto – tinha 60% no levantamento anterior, divulgado em 28 de agosto.
Na sequĂȘncia, vem Alexandre Ramagem (PL), com 13%, que se descolou de TarcĂsio Motta (PSOL). Os outros candidatos não passam de 1%.
Esses nĂșmeros se referem a um cenĂĄrio estimulado, em que são apresentadas opções para o entrevistado.
A pesquisa entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada com o nĂșmero: RJ-05862/2024. O nĂvel de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos.
Em um cenĂĄrio de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, 52% ainda estão indecisos.
36% ainda podem mudar de voto
Na anĂĄlise de decisão do voto, quando o entrevistado é perguntado se a escolha apontada no cenĂĄrio estimulado é definitiva ou ainda pode mudar, 63% dos eleitores dizem que a escolha é definitiva (eram 54% na pesquisa anterior), enquanto 36% dizem que a escolha ainda pode mudar (eram 46%).
Entre eleitores do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), 66% dizem que a escolha é definitiva (eram 55% no levantamento anterior), enquanto 33% dizem que a escolha ainda pode mudar (eram 45%).
No caso dos eleitores do Ramagem, 65% dizem que a escolha é definitiva (eram 66%) e 35% afirmam que ainda podem mudar (eram 33%).
*Com informações do G1