O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) deu início, na semana passada, às obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bracuí. A nova unidade está prevista para ser entregue até o final de outubro e vai oferecer água de qualidade para aproximadamente 13 mil moradores dos bairros Bracuí, Santa Rita I e Santa Rita II.
A nova ETA terá sua capacidade de reservação ampliada de 90 mil para 800 mil litros e utilizará aço carbono na construção de seu reservatório. A estação contará com um sistema completo de tratamento de água, incluindo processos de mistura rápida, mistura lenta, sedimentação e filtração. O projeto inclui a instalação de uma nova bomba, um gerador para situações de falta de energia elétrica e uma tubulação de recalque para melhorar a captação de água do rio. O investimento total para a construção e equipamentos é de R$ 6 milhões.
O SAAE também está desenvolvendo um plano de ação para melhorar a qualidade da água em outros bairros, com foco nas Estação Elevatória de Água (EEA) do Encruzo, que abastece a área central, EEA da Banqueta, que atende a Grande Japuíba, e na Jacuecanga.