Captação de água em represas da Baixada Fluminense está prejudicada pela estiagem

Plano de ação da Águas do Rio é realizado para diminuir o impacto do fenômeno climático no sistema de abastecimento da região

Por Conexão no Ar em 30/08/2024 às 08:52:14
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Implantação de novos sistemas de bombeamento, reforço de pipas para atender serviços essenciais, além de diversas medidas operacionais. Essas são algumas das ações implementadas pela Águas do Rio para minimizar o impacto da estiagem que vem prejudicando a captação de água em represas que abastecem alguns municípios da Baixada Fluminense.

De acordo com o Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, a redução da disponibilidade hídrica em mananciais já atinge 40%, afetando a distribuição de água nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Queimados. O abastecimento está comprometido por conta das represas do Sistema Acari (São Pedro, Tinguá, Rio d"Ouro, Xerém, Mantiquira, Registro e João Pinto), geridas pela Cedae; e pelas unidades que captam água nos rios Pico, Riachão da Lagoinha, Cachoeira Grande e Paraíso, e atendem o município de Magé.

Para combater os efeitos da estiagem, em Duque de Caxias, foi realizada a revitalização da ETA Taquara, aumentando a segurança operacional da unidade. Já em Nova Iguaçu, a concessionária implantou um novo sistema de bombeamento. O equipamento passou a incluir cerca de 200 litros de água por segundo ao sistema, beneficiando mais de 46,5 mil iguaçuanos dos seguintes bairros: Cerâmica, Posse, Kennedy, Nova América, Carmari, Três Corações, Ponto Chic, Ambaí, Parque Flora, Cobrex e Botafogo.

Além disso, em 2022, a Águas do Rio inaugurou a Estação de Tratamento de Água de Magé, que capta água no rio Roncador e tem capacidade para tratar 330 litros de água por segundo. Essa ação beneficiou o abastecimento de 65 mil moradores do Primeiro Distrito.

Como plano de contingência, a empresa reforçou a quantidade de caminhões-pipa para o atendimento da população. Clientes cadastrados também podem solicitar o serviço através do 0800 195 0 195, que funciona 24 horas por dia, para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google