Uma nova massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas no Sul e no Sudeste neste início de semana. Um ciclone extratropical formado em alto mar no fim da semana favorece o avanço do ar frio pelo país, segundo a Climatempo.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que o ciclone está afastado no mar, na direção do Rio Grande do Sul e mesmo distante acaba jogando o ar frio para o Centro-Sul do país.
Apesar disso, como o choque térmico não foi tão intenso, uma vez que o tempo já estava frio, não houve a formação de grandes nuvens de chuva.
"A gente fala que é uma frente fria seca, porque não provoca chuva, mas acaba reforçando o frio dos últimos dias", analisa.
Ele ainda pontua que, apesar da leve alta nas temperaturas registrada nesta segunda, a previsão é de um dia bem frio nesta terça-feira (13).
A tendência é que frio se estenda até quarta-feira, mas as menores temperaturas devem ser registradas nesta terça. Na quarta, o dia deve ser de transição para dias mais quentes, com expectativa de uma tarde um pouco menos gelada.
Ao menos cinco capitais podem registrar a madrugada mais fria do ano, estabelecendo novos recordes de menos temperatura para 2024:
Alerta de ressaca
Com o ciclone em alto mar, Luengo destaca que também há alerta de ressaca para o litoral do Sul e do Sudeste.
Segundo o Inmet, os ventos costeiros nessas regiões também devem ser intensos nos próximos dias, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
A Marinha do Brasil emitiu um novo alerta de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro. O aviso começou a valer às 6h desta segunda (12) e encerra às 21h de quarta-feira (14).
A previsão é de que as ondas cheguem até 4 metros de altura durante esse período. Confira abaixo as recomendações de segurança.