Em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro os trabalhadores de 23 segmentos do comércio – varejistas e atacadistas – aprovaram o reajuste salarial.
Por unanimidade, os comerciários concordaram com os índices de aumento, todos acima da inflação, com variação de 6,3% e 4,5% no piso, de acordo com o setor.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, apesar do impasse em cada rodada de negociação a conquista é satisfatória. "Não cedemos à proposta patronal, rejeitando aumento zero para a categoria e alcançamos o ganho real para cada setor, com reajuste acima da inflação que foi de 3,23%", afirmou Ayer.
Outros benefícios também foram conquistados pelas categorias, como a homologação obrigatória no sindicato em caso de renúncia ou indenização substitutiva dos trabalhadores com estabilidade na empresa; abono de falta para o empregado que realizar concurso público ou Enem, uma vez ao ano; aumento no valor do vale lanche e no auxílio creche e acréscimo no valor do salário dos comissionados.
"Encerramos uma campanha salarial com vitória para milhares de trabalhadores e trabalhadoras do comércio do Rio de Janeiro e com a manutenção dos benefícios na convenção coletiva, cumprindo nosso compromisso de valorizar uma categoria que ajuda a movimentar a economia com muita responsabilidade", declarou Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Entre os sindicatos que ainda não encerraram as negociações está o segmento do Sindilojas.
Os segmentos que tiveram a convenção coletiva aprovada:
Varejistas
1. Federação do Comércio Varejista
2. Sindicato de Carnes Frescas
3. Sindicato de Flores
4.Sindicato de Material Elétrico
5. Sindicato de Óptica
6. Sindicato de Móveis
7. Sindicato de Material de Construção
8. Sindicato de Veículos
9. Sindicato de Feirantes
10. Sindicato dos Funerários
11. Sindicato Varejista Joias
Atacadistas
1. Federação do Comércio Atacadista
2. Sindicato de Café
3. Sindicato de Carnes Bovina
4. Sindicato de Maquinismo
5. Sindicato de Frutas
6. Sindicato de Gêneros Alimentícios
7. Sindicato de Joias
8. Sindicato de Tecidos
9. Sindicato de Vidro
10. Sindicato Nacional de Pedras Preciosas
11.Sindicato de Maquinismo
12. Sindicato de Drogas e Medicamentos