Apagão global cibernético afetou 8,5 milhões de aparelhos com o Windows

Falha não afetou usuários domésticos

Por Conexão no Ar em 20/07/2024 às 16:53:37
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A pane cibernética que prejudicou o funcionamento de sistemas ao redor do mundo na sexta-feira (19/07) atingiu 8,5 milhões de aparelhos da Microsoft, informou a empresa neste sábado (20/07).

A falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike tirou computadores do ar e causou atraso de voos, prejudicou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo.

Uma ferramenta chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hacker, teve um problema na atualização (update) de software. A Microsoft é uma das clientes da CrowdStrike.

"Atualmente estimamos que a atualização da CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de 1% de todas as máquinas com Windows", disse a Microsoft em nota.

A empresa disse ainda que a CrowdStrike ajudou a desenvolver uma solução escalável que ajudará a infraestrutura Azure a acelerar uma correção. E diz também que trabalhou em parceria com a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform para colaborar nas "abordagens mais eficazes".

'Tela azul' afetou empresas

A falha desta sexta-feira afetou apenas empresas e não trouxe impacto para os dispositivos de usuários domésticos.

Isso acontece porque o Falcon, plataforma de cibersegurança da empresa americana CrowdStrike que causou falhas após uma atualização, é oferecido exclusivamente para o ambiente corporativo.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google