Parlamento Juvenil: Alunos da rede estadual de ensino têm até 2 de agosto para fazer a inscrição

Podem participar da 15ª edição do programa estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio da rede estadual em todas as cidades do RJ

Por Conexão no Ar em 12/07/2024 às 17:59:34
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) segue com inscrições abertas até o dia 2 de agosto. Podem participar do programa estudantes de 14 a 17 anos, matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Médio da rede estadual em todas as cidades do RJ.

O prazo foi prorrogado a pedido dos alunos eleitos na edição passada, que querem divulgar o programa, presencialmente, na volta às aulas. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Parlamento Juvenil: https://www.parlamento-juvenil.rj.gov.br/

No link também está disponível o cronograma completo de cada etapa, desde a inscrição até a semana parlamentar.

Sobre o programa

O Parlamento Juvenil (PJ) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

O programa possibilita que um adolescente de cada município tenha a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um deputado estadual durante a Semana Parlamentar, que acontecerá em novembro.

De acordo com o coordenador do projeto, o deputado estadual Danniel Librelon, a ideia é que todos os municípios sejam representados.

"Antes de iniciarmos as inscrições, nossa equipe percorreu quase dez cidades, que na edição anterior não tiveram representatividade. Então, a prorrogação das inscrições será mais uma oportunidade da gente alcançar um número maior de estudantes. E o Parlamento Juvenil é isso. Um projeto apartidário e inclusivo que busca dar voz e protagonismo para os jovens do nosso estado", explicou Librelon.

Eleição dos representantes

As inscrições devem ser feitas pelo site, e cada cidade poderá escolher um representante através do processo eleitoral. A votação, que acontecerá de 7 a 09 de agosto, também será realizada pela página do projeto para possibilitar a participação de todos os alunos da rede estadual.

Após a eleição dos representantes, são oferecidos cursos de capacitação em direito constitucional, ética no serviço público, redação, oratória, entre outros assuntos relevantes para o exercício legislativo.

Parlamento Juvenil nas redes

Para atrair a atenção dos estudantes, o projeto passou por uma adaptação estratégica na comunicação, que inclui a criação de um podcast semanal, além de postagens nas redes sociais que são voltadas aos interesses dos adolescentes.

O PJcast, podcast do Parlamento Juvenil, é apresentado por Gabriel Amaurício e recebe jovens deputados eleitos em edições anteriores para debater sobre suas experiências no projeto.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google