Defesa Civil de Itaperuna informa que Rio Muriaé está em cota de atenção

Até o momento, não há risco de transbordamento

Por Conexão no Ar em 04/01/2024 às 12:13:41
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna informou, nesta quinta-feira (04), que o Rio Muriaé está em sua cota de atenção, com 2,89 metros. Porém, não há risco de transbordamento, já que a quantidade de chuva que caiu nesta quarta-feira (03) no município foi de 13,2 mm e o previsto, entre 5 e 15mm, para os próximos dias está dentro da quantidade que não representa riscos de inundação ou transbordamento do rio.

A Defesa Civil também informou que a vazão do Rio Muriaé para o Rio Paraíba do Sul está dentro da sua normalidade, em 206 m3/s.

"A última medição realizada às 6h15 da manhã, o nível do Rio Muriaé media 2m87cm. Lembrando que a cota de transbordo é de 4 metros. Estamos realizando o monitoramento das cabeceiras dos Rios Carangola e Muriaé, que nos afetam diretamente. Realizando também o monitoramento com a Defesa Civil de Porciúncula, Natividade e Laje do Muriaé, que também nos afetam diretamente aqui. Neste momento a situação é tranquila. Previsão de chuva para os próximos dias é de fraca a moderada. Neste exato momento, não estamos preocupados com a possibilidade de transbordo no nosso município", ressaltou o Tenente Coronel Luz, Secretário de Defesa Civil de Itaperuna.

O secretário ainda ressaltou sobre os problemas com o encharcamento de solo na cidade.

"Pedimos às pessoas que trabalham ou residem em uma área de risco, que fiquem atentos e em qualquer sinal que façam contato com a Defesa Civil, que nós avaliamos e, se necessário for, atendemos a demanda."

O telefone de contato da Defesa Civil de Itaperuna é: (22) 38246334 (funciona em sistema de Whats App).

Comunicar erro
Alerj