O presidente Lula (PT) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) realizaram, no domingo (30/06), a cerimônia de entrega de apartamentos do programa Morar Carioca, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.
Essas foram as primeiras 16 unidades – de um total de 704 - que serão entregues por semana. Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas com as novas moradias.
Segundo Eduardo Paes, prefeito da cidade, as pessoas beneficiadas com esse programa foram vítimas de uma enchente em 1960 e levadas, provisoriamente, para um lugar chamado Vagão. E só agora começam a receber residências de 50 m2 com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e varanda.
O programa conta com um investimento de R$ 243 milhões da Prefeitura do Rio de Janeiro.
"Nós já conseguimos fazer 7,8 milhões de casas. Lamentavelmente houve um período conturbado neste país, e gente teve um governo que esqueceu de fazer as coisas do povo e passou a contar mentira para esse povo. Encontrei, quando voltei, 87 mil casas que tinham sido começadas em 2011, 2012 e 2013, totalmente abandonadas", disse Lula.
Lula disse que a entrega das unidades é um resgate da dignidade do povo pobre dessa região do Rio de Janeiro, e rasgou elogios ao prefeito Eduardo Paes.
"Eu não sou o pai do pobre. Eu sou um de vocês. Eu sei que tem gente que não gosta de mim. Eu poderia estar jogando golfe ou passeando de barco, mas vim aqui pela dignidade do trabalho que esse moço (Paes) faz. Esse moço aqui é o melhor gerente de prefeitura que esse país já teve. Eu ajudo o Rio, porque o Rio de Janeiro é a cara do Brasil", disse Lula.
__