Entidade e empresas montam pontos de coleta de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene e limpeza são o foco da campanha de doação

Por Conexão no Ar em 08/05/2024 às 08:09:22
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Várias entidades do Rio estão arrecadando doações para as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Quem quiser ajudar pode escolher um dos locais abaixo para deixar a sua contribuição.

Outra opção é fazer a doação por meio de organizações sem fins lucrativos mapeadas e verificadas pelo Brasil pela plataforma ParaQuemDoar.

Veja onde doar no Rio:

Câmara do Rio

Alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene e limpeza são o foco da campanha Câmara Solidária, no Palácio Pedro Ernesto. Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, entre 9h e 19h.

O Palácio Pedro Ernesto fica na Praça Floriano s/n, na Cinelândia.

CRA-RJ

A sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, na Tijuca, na Zona Norte, é um ponto de arrecadação de doações.

É possível doar água potável, roupas e cobertores, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e de limpeza e rações para cachorros e gatos. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Os itens arrecadados serão levados diariamente à Base Aérea do Galeão.

A sede do CRA-RJ fica na Rua Professor Gabizo 197, Tijuca, próximo à estação Afonso Pena do metrô.

CUFA

A Central Única das Favelas (CUFA) está concentrando esforços na arrecadação de alimentos, produtos de higiene, remédios e água.

A instituição também está aceitando contribuições através de transferências bancárias, depósitos e doações on-line, permitindo que pessoas de todo o país se envolvam nessa iniciativa humanitária. A chave Pix é [email protected].

Para quem deseja fazer a doação pessoalmente, a CUFA disponibiliza pontos de coleta em sua sede em Madureira e em suas filiais regionais.

A sede da Cufa no Rio fica na Rua Francisco Batista, Nº 1 (sob o Viaduto Negrão de Lima, Madureira).

Liesa e escolas de samba

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) abriu a Cidade do Samba, local onde funcionam os barracões das agremiações, para receber donativos, que serão encaminhados aos desabrigados.

Poderão ser doados, entre 10h e 18h, itens como alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, ração para gatos e cachorros, brinquedos, roupas, cobertores e travesseiros.

Todo o material arrecadado será encaminhado para as autoridades e instituições que atuam diretamente na distribuição às vítimas.

O endereço é Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa.

Além da Cidade do Samba, as quadras das escolas de samba do Grupo Especial também fazem a coleta de doações. A lista completa com os endereços pode ser conferida nas redes sociais do Rio Carnaval.

RIOgaleão

O RIOgaleão está recebendo itens de higiene pessoal, como pasta e escova de dente, fraldas, sabonete, papel higiênico e absorvente, 24 horas por dia, em dois pontos de coleta:

  • Entrada do prédio administrativo no RIOgaleão Cargo (TECA)
  • Ao lado do balcão de informações do Terminal 2

Uerj

A partir desta quarta (8), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) será um dos pontos de coleta de doações de mantimentos para socorrer as vítimas do Rio Grande do Sul.

Os itens serão encaminhados para a base da Força Aérea Brasileira (FAB), no Galeão, e de lá serão transportados para a região atingida.

Água mineral, alimentos não perecíveis, ração para animais, produtos de higiene e de limpeza são os itens mais necessitados.

Quem quiser ajudar, pode levar a doação até o campus Maracanã da Uerj, de segunda a sexta, das 6h às 23h, e sábado, das 6h às 18h.

O endereço é Rua São Francisco Xavier, 524, e o espaço destinado para a coleta está instalado no hall dos elevadores do Pavilhão João Lyra Filho.

Comunicar erro
Alerj