Inea fiscaliza lixão clandestino em Araruama

Os resíduos estavam em uma área equivalente a 12 campos de futebol

Por Conexão no Ar em 26/04/2024 às 16:53:04
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um lixão clandestino foi o alvo de uma ação de fiscalização realizada na última quinta-feira (25/4), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, no município de Araruama, na Região dos Lagos. A operação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pelo órgão ambiental estadual.

Após trabalho de inteligência, os técnicos vistoriaram a localidade denunciada, no Distrito de São Vicente, e flagraram disposição irregular de resíduos sólidos urbanos e da construção civil em uma área de, aproximadamente, 12 hectares, o equivalente a 12 campos de futebol.

Apesar do terreno ser uma propriedade particular, a equipe também constatou supressão de vegetação e aterramento de solo. No momento da fiscalização, não havia ninguém no local, mas a equipe conseguiu identificar o proprietário, que será autuado pela disposição irregular de lixo, e será notificado a apresentar a Autorização Ambiental para supressão de vegetação. A entrada do terreno foi lacrada pelos técnicos do Inea.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular "Disque Denúncia Rio", onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Comunicar erro
Alerj