Prefeitura lança programa de revitalização dos parques da cidade

Programa Parques Carioca contará com parcerias da inciativa privada para restabelecer as boas condições das áreas verdes cariocas

Por Conexão no Ar em 09/04/2024 às 14:36:43
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima lançou, na última semana, o programa Parques Carioca, cujo objetivo é a revitalização dos parques urbanos e naturais da cidade. Mais de 20 espaços estão no programa, que buscará apoio da iniciativa privada para restabelecer as boas condições das áreas verdes cariocas.

Segundo a Prefeitura, será criado um cronograma de revitalização dos parques existentes, com a implementação das seguintes medidas: unificação da identidade visual; elaboração de um programa de concessão; construção de novas áreas verdes como, o Parque Carioca da Pavuna, Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Rita Lee, Parque Cesário de Melo e Parque Piedade. Os equipamentos, que continuarão tendo acesso gratuito, oferecerão mais serviços, conforto e opções culturais para a população. O investimento na criação das seis novas áreas é de R$ 400 milhões.

Os parques âncora da revitalização e que devem contar com o apoio da inciativa privada são o Parque Madureira, Tom Jobim, Nelson Mandela, Marapendi, Dois Irmãos, Quinta da Boa Vista e Parque do Flamengo – locais de maior concentração de público e atratividade. O projeto Parques Cariocas é voltado para a reforma e manutenção de parques que já existem. Os novos parques em construção não serão incluídos neste momento.

O Parques Cariocas terá uma estrutura diferenciada, com um parque âncora com alguns parques de menor porte, os satélites. Para a execução do projeto, a Prefeitura implementará o regime de lotes, de forma que a concessionária vencedora da licitação de cada lote invista e administre todas as áreas verdes determinadas pela Prefeitura para cada pacote de parques. O primeiro lote, formado pelos parques Madureira, Dois Irmãos, Garota de Ipanema, Parque da Cidade, Orlando Leite e Pinto Teles, tem investimento estimado em R$ 70 milhões.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google