Mais de seis mil pensionistas vinculados ao Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) devem ficar atentos. De acordo com a autarquia, 3.255 pensionistas aniversariantes de novembro e 3.167 de dezembro ainda não realizaram o recenseamento obrigatório. Esse grupo poderá ter o benefício suspenso já nas próximas folhas de pagamento caso não regularize, o quanto antes, a situação cadastral.
Esse contingente teve até o mês de março deste ano para realizar o censo. O Rioprevidência orienta os ausentes a comparecerem, entre 9h e 16h30, a uma das 18 agências ou postos da autarquia (lista abaixo) para evitar que o pagamento seja bloqueado. Na hipótese de suspensão do depósito, o mesmo só será retomado após a regularização do cadastro.
Documentos
Os documentos necessários para o recenseamento são: RG, CPF, comprovante de residência e título eleitoral.
Combate a fraudes
Mais do que uma simples conferência de cadastros, o recenseamento obrigatório reforça o controle e o combate a fraudes e pagamentos indevidos, além de proporcionar melhorias, tanto na base de dados do funcionalismo, como na folha de pagamentos dos servidores.
Todas as informações sobre o Recenseamento Obrigatório 2023/2024 estão no site www.rioprevidencia.rj.gov.br.