Queimados inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira
Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em Queimados. A aplicação do imunizante está disponível para o público prioritário em todos os postos de saúde da cidade. Os primeiros a se vacinarem serão crianças de 6 meses a menos de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.
Trabalhadores de transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e professores do ensino básico e superior também estão no grupo prioritário. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 43 mil pessoas, sendo que grande parte deste público são pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a cerca de 20 mil idosos, ou seja, 46,5%. "É sempre bom destacar que a vacina não elimina a chance do contágio, porém, ela vai atuar de forma que, caso o indivíduo seja contagiado, ele tenha os sintomas de forma mais branda. Nossos idosos precisam procurar um posto mais próximo de casa para garantir essa proteção", destaca a secretária municipal de Saúde, Drª Marcelle Nayda.
Para se vacinar, é necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os documentos necessários são: documento de identificação, como RG e CPF, ou Cartão Nacional de Saúde. Para os imunocomprometidos, é necessário um documento que comprove a condição de saúde, como receita médica, atestado ou declaração médica.
VACINA CONTRA A GRIPE
A campanha acontece anualmente. Neste ano, a ação foi antecipada pelo Governo Federal. A vacina protege contra os três tipos do vírus da Influenza em dose única, exceto para crianças que vão receber a dose pela primeira vez; nesse caso, elas devem tomar as duas doses com um intervalo de 30 dias.