Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizam uma operação contra traficantes de animais silvestres. Segundo as investigações, a quadrilha atua em municípios do Centro-Sul Fluminense.
A ação, realizada na manhã desta quarta-feira, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Pelo menos 14 pessoas foram presas e diversos pássaros foram resgatados.
As equipes cumpriram nos municípios de Três Rios e Comendador Levy Gasparian 13 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão. Os agentes encontraram diversos animais em condições precárias. Alguns grupos foram encontrados em caixas, algumas não adequadas para transporte, e engradados.
As investigações apontaram que esses criminosos seriam responsáveis por abastecer feiras clandestinas em Duque de Caxias e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
No ano passado, no estado do Rio de Janeiro, foram 1.273 denúncias de guarda e comércio de animais silvestres recebidas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia. Os municípios com os maiores registros de contato em 2023 foram: Rio de Janeiro, com 577, seguido por São Gonçalo, com 60; Nova Iguaçu, com 47; Duque de Caxias, com 57; e Petrópolis, com 51.
Na capital, entre os bairros com maior número de denúncias realizadas no ano passado são Madureira (55), Campo Grande (44), Centro (44), Padre Miguel (30), Santa Cruz (29) e Bangu (26).
A Linha Verde recebe denúncias de crimes ambientais através dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177. O anonimato é garantido.