Conhecido como o herói da Baixada, após salvar uma família durante a enxurrada em Nova Iguaçu, no dia 21 de fevereiro, o auxiliar de logística Marcos Vinicius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, foi condecorado nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal. Ele recebeu das mãos do presidente da casa, Dudu Reina, a Medalha de Mérito Comendador Soares, a maior honraria do Poder Legislativo iguaçuano.
A entrega aconteceu durante a realização da sessão ordinária. Os 11 vereadores assinaram o decreto legislativo que deu origem à homenagem.
"Marcos é um herói. Sua iniciativa em salvar uma mãe e suas duas filhas na última chuva forte em Nova Iguaçu merece nossas homenagens. Seu feito inspirador correu o mundo e serve de exemplo para toda a sociedade. Com sua empatia, Marcos mostrou o valor que dá à vida e ao próximo", afirmou Dudu Reina, que continua acompanhando o trabalho das equipes da Prefeitura na limpeza das ruas da cidade, que foi atingida pelas fortes chuvas do dia 21 de fevereiro.
Na ocasião, Marcos salvou a enfermeira Berlândia Mendes e suas filhas Beatriz e Brenda, gêmeas, de 1 ano. Elas estavam dentro de um carro que era arrastado pela enxurrada, quando o automóvel parou no ônibus em que estava o Marcos. Pendurado nas escadarias do ônibus, ele abriu a porta do carro e resgatou a família.
"Na hora só pensei em resgatar a família. Ganhar esse diploma e a medalha é motivo de orgulho. Eles significam um o ato de salvar vidas. O sentimento é de satisfação e estou feliz e serve para mostrar que as pessoas podem e devem ter mais empatia uma com as outras", contou Marcos, que tem o sonho de se tornar bombeiro militar.