Oito escolas abriram entre a noite desta sexta-feira (9) e a madrugada de sábado os desfiles do carnaval carioca na Sapucaí, com o primeiro dia da série Ouro. União de Maricá e Inocentes de Belford Roxo estiveram entre os destaques. Estácio de Sá também vinha fazendo um bom desfile, mas teve problemas na dispersão e acabou estourando o tempo.
Um carro alegórico da Império da Tijuca, segunda a desfilar na Marquês de Sapucaí, teve um princípio de incêndio durante o desfile. Segundo um componente, um elemento de crepom bateu em uma lâmpada causando o princípio de fogo e fumaça. Bombeiros chegaram a subir na alegoria para controlar. Pelo menos uma destaque teve que ser retirada por colegas com queimaduras na perna, segundo testemunhas.
Uma sequência de falhas no som da Sapucaí surpreendeu negativamente o público na primeira noite ds desfiles. Os primeiros problemas começaram no desfile da Estácio de Sá, que chegou a ficar cerca de 2 segundos em um completo silêncio durante a passagem pela avenida.
Durante a passagem da Unidos de Maricá, de novo, o som apresentou problemas. Mais uma vez a música parou completamente na avenida por 1 ou 2 segundos. Em outros momentos, o volume das caixas parecia diminuir.
A terceira escola afetada foi a Acadêmicos de Niterói. Esta sofreu com três interferências. O som parou por duas vezes, o volume abaixou consideravelmente na parte final do desfile e ainda vazou um som nos alto-falantes.