Rio espera quase 800 mil turistas no Carnaval

Capital fluminense é a cidade brasileira mais procurada por estrangeiros no período

Por Conexão no Ar em 29/01/2024 às 11:31:20
Foto: Site Prefeitura do Rio

Foto: Site Prefeitura do Rio

O Rio de Janeiro é a cidade mais buscada por estrangeiros durante o Carnaval e a segunda mais procurada por brasileiros, perdendo apenas para Maceió-AL, aponta uma pesquisa da plataforma de viagens Decolar. A expectativa é que cheguem 791 mil turistas em solo carioca para o feriado, que deve movimentar cerca de R$ 4 bilhões na economia da cidade, de acordo com a Prefeitura.

A HotéisRio, associação que representa o setor, destacou que a data é uma das mais aguardadas do ano pelo setor e também apontou que a taxa de ocupação cresce muito no período.

""O Carnaval é uma festa tradicional, um dos pontos altos do nosso calendário, que traz muitos turistas, tanto domésticos quanto estrangeiros, para o Rio de Janeiro, atraídos pelos desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bailes e festas em hotéis. Além disso, eles podem desfrutar dos atrativos turísticos da cidade, da gastronomia e da hospitalidade carioca"", avalia a entidade, em nota.

Em levantamento feito pela HotéisRio, a taxa anual de ocupação de 2023, por exemplo, foi de 71,11%. No entanto, esse número subiu para 96% na semana do Carnaval, comprovando a importância da data para o setor hoteleiro.

A expectativa do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas) também é grande. O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, reforçou que o feriado é esperado pelos lojistas da cidade.

"O comerciante está sempre antenado com os festejos sociais para oportunizar negócios. O calendário é fonte de expectativas para os rumos da economia brasileira. Os lojistas estão animados com a quantidade de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda maior de turistas nacionais e estrangeiros para o carnaval"", disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, dos 791 mil turistas aguardados, 48 mil são estrangeiros e 743 mil de outros estados brasileiros.

Comunicar erro
Alerj