A Light já iniciou a construção de três novas linhas de distribuição de energia para atender a Ilha do Governador e aumentar a qualidade do fornecimento de energia, minimizando o risco de interrupções.
A empresa já começou a instalar 100 novos postes, por onde passarão cerca de 50km de cabos de energia. As novas linhas sairão da Subestação do Fundão e serão conectados aos circuitos já existentes na Ilha, permitindo maior robustez à rede elétrica e flexibilidade operativa do sistema.
O trabalho, planejado para ser realizado no período de quatro a oito semanas, poderá ser bastante abreviado por alternativas técnicas que permitirão avançar de forma significativa na solução que reduz as interrupções de energia.
Na prática, a região vai ganhar mais três linhas de distribuição, que representam um aumento da capacidade da energia fornecida. Elas também passam a funcionar como recursos extras em casos de falta de luz nos circuitos já existentes.
Este aumento de capacidade permite também mitigar a demanda de carga elevada de áreas com grande consumo e alta incidência de furto de energia.
Moradores da Ilha reclamam da instabilidade e relatam que ficam sem energia elétrica dias seguidos. O problema se agravou antes mesmo do temporal que atingiu o Rio na semana passada e afetou residências, unidades de saúde e o comércio na região.