Niterói inicia estruturação do Parque Natural Municipal Morro do Morcego

Criadora da Feema e do IBG, a engenheira química Dora Hees de Negreiros dá nome ao novo parque

Por Conexão no Ar em 18/01/2024 às 14:55:23
Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

Com previsão de que o parque seja aberto para visitação em março, a Prefeitura de Niterói estabeleceu nesta quarta-feira (17/01) a criação do Parque Natural Municipal Morro do Morcego Dora Hees de Negreiros, localizado em Jurujuba.

A área litorânea de 24 (vinte e quatro) hectares, desapropriada pelo município em 2023, passará por um plano de manejo nas próximas semanas e receberá infraestrutura para garantir a preservação do local.

O espaço de preservação anexado ao Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) foi batizado em homenagem a engenheira química Dora Hees de Negreiros, que teve uma longa trajetória em gestão ambiental, foi a criadora da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e do Instituto Baía de Guanabara (IBG), dedicando a vida a causas ecológicas. O prefeito Axel Grael lembrou e falou sobre ela.

"Quando diretora da Feema, ela implantou mecanismos necessários para a preservação ambiental de todo o Estado. Dora, mesmo depois de aposentada, foi a fundadora do Instituto Baía de Guanabara. Ela podia ter ido descansar, podia ter ido fazer outras coisas, mas ela continuou atuando e defendendo a Baía de Guanabara, defendendo o meio ambiente do nosso estado. E ela, moradora de Niterói, sempre foi uma entusiasta da nossa cidade e colocou a sede do Instituto Baía de Guanabara aqui em Niterói. Muitas das atividades do Instituto Baía de Guanabara, apesar de estarem distribuídas em todos os municípios do entorno, eram aqui na nossa cidade. A Dora foi uma pessoa muito inspiradora e precisávamos fazer essa homenagem a ela", conta o prefeito Axel Grael.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google