Foto: Reprodução
Por 48 votos a favor, 1 contrário e 1 voto em branco, a assembleia do Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou, na tarde desta quarta-feira, Rio e Niterói como representantes em uma candidatura conjunta aos Jogos Panamericanos de 2031.
Na abertura do evento, foi exibido um vídeo que lembra o papel do Rio em eventos esportivos como o Pan de 2007 e Olimpíada de 2016. Foram mostradas as conquistas do município vizinho, em especial na vela, que fazem de Niterói com a cidade com o maior número de medalhistas do Brasil. Também foi mencionado que o evento no país seria sob as vistas do Cristo e o olhar de Arariboia.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, ressaltou que a candidatura tem apoio de todas as esferas governamentais:
— A candidatura tem o apoio de todas as esferas de governo. O presidente Lula e o governador Cláudio Castro deram todas as garantias de que faremos um evento de excelência. Foi assim no Pan e Parapan de 2007 e da Olimpíada de 2016.
Já o prefeito Rodrigo Neves afirmou que as três esferas de governo ficarão responsáveis por infraestrutura pública, e haverá parcerias publico privadas onde houver necessidade.
— Os jogos de 2031 serão a oportunidade de mostrar depois do Pan 2007 e da Olimpíada que podemos avançar em áreas estratégicas das cidades. E também pelo legado para os atletas — destacou Neves.