Castro pretende trocar a cúpula da segurança na reforma que fará depois do carnaval

O recente boom do roubo de carros e o aumento da sensação de insegurança contribuíram para o mal estar com a cúpula.

Por Adriana França em 11/02/2025 às 17:21:14
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governador Cláudio Castro (PL) já cogita mudar o comando da Segurança Pública do estado, quando fizer a reforma do secretariado, depois do carnaval. O recente boom do roubo de carros e o aumento da sensação de insegurança contribuíram para o mal estar com a cúpula.

A ideia é trocar todos os secretários — do todo-poderoso titular da Segurança Pública, Victor Santos, à resiliente secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca.

Segurança é tema recorrente em discursos na Alerj. O clima de mudança no setor já contagiou a Assembleia Legislativa.

Boa parte dos discursos, desde a volta aos trabalhos, no fim do recesso, tocam no assunto. Até o normalmente discreto Luiz Paulo (PSD), normalmente mais afeito a assuntos financeiros e tributários, foi à tribuna, nesta terça-feira (11/02), falar sobre o tema.

Ele criticou o fato de ver PMs — o braço da segurança responsável pelo policiamento ostensivo — dentro de veículos da corporação estacionados nas esquinas, olhando os celulares, em vez de assumindo o patrulhamento nas ruas do Rio.

Reforma adiada desde o fim do ano passado

Era para ser depois do primeiro turno, mas acharam melhor esperar o fim da eleição. Ficou para o fim do ano, mas preferiram esperar a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa, em fevereiro. De acordo com as últimas notícias, a reforma do secretariado agora sai — depois do carnaval.


*Com informações do Tempo Real

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google