Detran.RJ participa de mutirão do Governo do Estado para atendimento aos atingidos pelas enchentes

Ação integra o Programa RJ Para Todos e permite emissão da carteira de identidade, entre outros serviços

Por Conexão no Ar em 16/01/2024 às 18:39:27
Foto: Divulgação

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O Detran.RJ participou, nesta terça-feira (16/01), do mutirão do programa "RJ Para Todos", do Governo do Estado, que está levando atendimento à população da Região Metropolitana atingida pelas enchentes. Foi oferecido o serviço de emissão de documentos de identidade, com isenção de taxa para segunda via, providenciada pela Fundação Leão XIII. As equipes do órgão estão atuando no bairro de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; e na Pavuna, Zona Norte da capital. Também participam da ação social as secretarias de Estado de Saúde, de Trabalho e Renda, Procon, Defensoria Pública e prefeituras.

O vice-presidente do Detran, André Mônica, percorreu os postos de identificação montados para emitir documentos para os desalojados. Em Nova Iguaçu, ele conversou com quem buscou atendimento para entender as necessidades.

"O Detran, junto com órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Nova Iguaçu, está aqui para ajudar essas pessoas a restabelecerem suas vidas. A emissão do documento é um primeiro passo necessário para pleitear os direitos. Todos os que vierem aos postos nos mutirões serão atendidos e terão nova identidade", disse André Mônica.

Entre os que recorreram ao mutirão, Ana Cristina Alcântara, moradora de Comendador Soares, contou ao vice-presidente que foi tirar seus documentos e das quatro filhas entre 4 e 11 anos de idade. "É muito bom poder resolver vários problemas num lugar só. Eu e minhas filhas vamos receber novos documentos de identidade, o que é muito importante".

A operadora de telemarketing Taise Vicente da Costa Conceição, de 29 anos, foi outra que teve a vida impactada pelas chuvas. Ela mora nas proximidades do Rio Botas, em Nova Iguaçu: "Está sendo ótimo o atendimento do Detran. Os atendentes foram muito gentis, gostei porque saí daqui com o meu problema resolvido. Em breve venho buscar minha nova identidade".

Na Pavuna, o serviço foi oferecido no posto especial montado na Clínica da Família Epitácio Soares Reis, próximo à comunidade do Chapadão. Matilde da Silva de Souza, de 64 anos, ficou satisfeita de poder agilizar vários serviços no mesmo local. "Na quinta-feira, já poderei pegar minha nova carteira aqui mesmo na clínica da família. É muito bom poder ser atendido com essa facilidade aqui perto de casa", disse ela.

O trabalho vai continuar durante toda a semana em outros postos montados nos municípios de São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo e no bairro de Coelho Neto, no município do Rio. "Ao longo da semana, faremos atendimento em outros pontos das regiões afetadas no Rio e na Baixada. Estaremos em qualquer outro lugar do Estado do Rio onde se identifique a necessidade de atendimento especial", informou André Mônica.

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