Foto: Reprodução
Uma operação deflagrada na manhã desta segunda-feira nas comunidades Prazeres, Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa, na região central do Rio, e no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital, mirou suspeitos de integrar uma facção que autoriza roubos de veículo. De acordo com a Polícia Civil, as localidades onde as equipes se encontram estão diretamente ligadas a crimes que financiam atividades ilegais, disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a parentes de faccionados, sejam detidos ou em liberdade.
Além dos roubos de veículo, os suspeitos participaram também de um assalto a um banco no Centro do Rio, em 2023, segundo investigações. O crime teria sido parte de um plano arquitetado pela associação criminosa — com a autorização do gerente geral do tráfico no Morro dos Prazeres — que controla as áreas onde os policiais estão.
Participam da ação, que é no âmbito da Operação Torniquete, policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) — com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) — e da Polícia Militar.
Clínicas suspendem visitas domiciliares
A Secretaria municipal de Saúde (SMS) informou que, na região da Maré, a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos (CF) suspendeu as atividades externas, como as visitas domiciliares. Já a CF Jeremias Moraes da Silva interrompeu o funcionamento.
Na região central, a CF Estácio de Sá e os centros municipais de Saúde Salles Netto e Ernani Agrícola suspenderam as atividades externas.