Os deputados estadual e federal do PSOL Yuri Moura e Henrique Vieira estão cobrando explicações e mudanças na atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O pedido ocorre após o caso de Juliana Leite Rangel, uma jovem de 26 anos baleada por agentes da PRF na véspera de Natal, enquanto transitava pela BR-040, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Em um ofício enviado à diretoria geral da PRF neste sábado (28), os deputados solicitam uma reunião urgente para discutir a segurança nas rodovias e questionam os protocolos de abordagem adotados pelos agentes.
Eles ressaltaram que o caso de Juliana não é isolado, mencionando outros incidentes envolvendo a PRF, como a morte de uma criança de 3 anos em setembro de 2023 e o caso de Anne Caroline Nascimento Silva, que foi morta após ser atingida por tiros em uma blitz na BR-040, em julho do ano passado.
Henrique Vieira exigiu esclarecimentos sobre os protocolos de segurança e treinamento dos agentes da PRF, além de uma investigação sobre o ocorrido.
"Queremos discutir a reincidência desses casos, as medidas de treinamento, de abordagem e os protocolos que a direção da PRF pode adotar para evitar que isso aconteça, além de saber qual tipo de investigação será feita sobre este caso", afirmou o parlamentar.
Juliana Leite Rangel, que foi ferida na cabeça durante a abordagem, segue internada no CTI do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. Embora seu quadro ainda seja grave, o hospital informou uma leve melhora nas últimas 24 horas.
Ela permanece sedada e entubada, com acompanhamento de uma equipe de neurocirurgia. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, e os agentes envolvidos foram afastados e prestaram depoimento à corregedoria da PRF na última sexta-feira (27).