A Prefeitura de Duque de Caxias decretou estado de emergência em virtude das intensas chuvas e riscos associados, na noite deste domingo (14). De acordo com o documento, ficam mobilizados todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, em ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informam o registro de um óbito, no bairro Parque Império, em Campos Elíseos. A vítima é um homem, de 53 anos, vítima de descarga elétrica.
A PMDC informa ainda que algumas regiões foram mais afetadas devido às chuvas mais intensas. O índice pluviométrico ultrapassou os 100 mm em 24hrs. A Prefeitura ressalta que os índices pluviométricos seguem sendo monitorados.
Foram registrados pontos de alagamentos na Vila Maria Helena, Xerém (Beira Rio), Pilar, Amapá, Campos Elíseos, Figueira, Santa Cruz da Serra e Vila Urussai, Lagunas e Dourados, que são regiões localizadas próximas a rios e canais, cujo o escoamento das águas está sendo prejudicado pela maré alta.
A Defesa Civil também acionou 14 das 18 sirenes nos quatro distritos que alertam a população para os riscos de desabamentos e alagamentos.
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, reforça aos moradores das regiões consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro e liguem imediatamente para os telefones 199 e
O município divulgou endereços de pontos de apoio: