Botafogo e Pachuca se enfrentam às 14h (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio 974 domingo, pelo Dérbi das Américas da Copa Intercontinental. O vencedor do confronto chega à semifinal e enfrenta o Al-Ahly, do Egito.
Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo chega para o confronto embalado pelos resultados e pela melhor temporada da sua história. Porém, com uma sequência de jogos exaustiva. O time viajou para Doha logo após erguer a taça do Brasileirão, no Nilton Santos, no último domingo. O time de Artur Jorge pode conquistar outro feito inédito e coroar 2024.
O Pachuca, campeão da Concacaf, não vive bom momento, mas chega motivado e mais descansado em relação ao calendário. Na temporada, os mexicanos disputaram 17 jogos, com apenas três vitórias, quatro empates e 10 derrotas. A última vez que entrou em campo foi no início de novembro, dia 9, quando perdeu por 1 a 0, para o Juarez.
O time segue sem contar com o lateral-direito Vitinho e o zagueiro Bastos, ambos em recuperação de lesão. O angolano até viajou para Doha, mas ainda não tem condições de entrar em campo.
Em relação ao time que foi campeão da Concacaf, o treinador argentino do Pachuva não terá o meia Erick Sánchez e o atacante Miguel Rodríguez, destaques da equipe na campanha - ambos negociados para outras equipes na última janela.
Copa Intercontinental
Os times participantes são os campeões das competições continentais de clubes das seis confederações da FIFA: Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League, Botafogo (Brasil): campeão da Copa Libertadores, Pachuca (México): campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, Al-Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da CAF, Al Ain (Emirados Árabes Unidos): campeão da Liga dos Campeões da AFC e Auckland City (Austrália): campeão da Liga dos Campeões da Oceania.