Governo do Rio inaugura a 49ª base do Segurança Presente

Nova unidade funcionará com viaturas equipadas com tecnologia capaz de identificar veículos roubados e furtados.

Por Adriana França em 07/12/2024 às 08:50:53
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (06/12), a base da Operação Segurança Presente de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Com a inauguração, o Segurança Presente passa a contar com 49 bases em todo o estado. A nova unidade funciona diariamente, das 8h às 20h, com equipes atuando em patrulhamento ostensivo e preventivo apoiados por quatro viaturas, seis motocicletas e uma van.

– Com a inauguração desta base de Campo Grande, a Operação Segurança Presente passa a contar com 49 bases, em 22 municípios na capital, Região Metropolitana, Baixada Fluminense e no interior. Vinte e sete delas foram inauguradas na minha gestão. E vamos seguir expandindo o Segurança Presente – afirmou o governador Cláudio Castro.

As quatro viaturas são equipadas com tecnologia OCR, capazes de identificar veículos roubados e furtados. As imagens capturadas são comparadas com o banco de dados da Polícia Civil, permitindo que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) acione a equipe do Segurança Presente mais próxima ao identificar suspeitos foragidos.

A base conta ainda com sala de monitoramento, que transmite imagens capturadas por câmeras das ruas e comércio, aumentando a eficácia do patrulhamento e garantindo resposta rápida às ocorrências.

"O sistema de monitoramento aumenta a eficácia do patrulhamento nas ruas, já que permite que um agente de plantão na sala de monitoramento acione os policiais mais próximos de cada ocorrência suspeita, reduzindo o tempo de chegada do policial em uma ocorrência", explicou o secretário de Governo André Moura.

Segurança em expansão

Desde 2021, a Operação Segurança Presente dobrou de tamanho, reforçando a presença policial em proximidade com a população. Somente em 2024, os agentes encaminharam mais de 9.500 ocorrências para registro em delegacias e prenderam 3.121 suspeitos, incluindo 1.126 pessoas com mandado de prisão em aberto.

A ampliação do programa também reflete o investimento do Governo do Estado em segurança pública, que já ultrapassa R$4 bilhões.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google