O Campeonato Brasileiro foi angustiante para o Fluminense, e só será definido na última rodada. A equipe comandada por Mano Menezes fez o dever de casa e derrotou o Cuiabá por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã. Mas com a vitória de 2 a 1 do Bragantino sobre o Athletico-PR, a definição da luta contra o rebaixamento ficará para o capítulo final da competição.
Para quem precisava vencer de qualquer maneira, os donos da casa não fizeram o que era preciso para chegar ao gol do adversário no primeiro tempo. Muito nervoso e sem qualquer inspiração, não fornecia muito perigo à meta do adversário. Mesmo com grande dificuldade de construir boas oportunidades, teve a chance de ouro para abrir o placar, após Walter cometer pênalti em Lima. No entanto, o goleiro defendeu a cobrança de John Árias. Essa foi a segunda seguida que o colombiano desperdiçou nos últimos dois jogos.
Na volta do intervalo, o Fluminense entrou em campo muito mais ligado, e já havia criado mais nos minutos iniciais que em toda a primeira etapa. Depois de martelar duas vezes, o grito de alívio saiu dos mais de 50 mil presentes: Keno arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa de Walter. No rebote, Serna finalizou de dentro da área nos fundo das redes do Cuiabá. Depois do gol, só se preocupou em neutralizar os frágeis visitantes, que não esboçaram qualquer tipo de reação.
O jogo de "vida ou morte" do tricolor não será nada fácil: terá o Palmeiras, ainda com chances de título, pela frente, no domingo, às 16h, no Allianz Parque. No estádio, nunca venceu e só conseguiu o resultado que precisa — empate — uma única vez em dez oportunidades.