A Uber e a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro assinaram na terça-feira (10/12), a renovação da parceria que prevê a integração tecnológica do botão de "Ligar Para a Polícia" com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência.
Toda vez que o botão é acionado - por usuários ou motoristas parceiros -, os operadores do Serviço 190, subordinado ao Cecopom, recebem a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações – do veículo, do usuário e do motorista – são expostas na tela do computador do operador de plantão 24 horas por dia.
A renovação foi anunciada durante cerimônia realizada no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com presença de representantes das duas instituições. Além da continuidade da parceria, o novo acordo também prevê a colaboração para expansão de campanhas de sensibilização realizadas pelo órgão de segurança.
A integração com o 190 no Rio de Janeiro foi a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil, em 2022 e atualmente essa integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências nos estados do Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia além de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e diversos estados no México, África do Sul e Canadá.
"A parceria da Polícia Militar com a Uber é um exemplo concreto da importância da união de esforços e colaboração mútua entre os setores público e privado em prol da segurança da sociedade. Na primeira fase da parceria, houve 1.259 acionamentos, dos quais 230 transformaram-se em ocorrências", afirma o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
"Sabemos que em uma situação de emergência cada segundo conta e essa integração é um avanço importante para possibilitar um envio de ajuda mais rápida em situações críticas. Além disso, estamos sempre disponíveis para usar o alcance da nossa plataforma na disseminação de informações de qualidade. O Rio de Janeiro foi pioneiro nessa iniciativa e esperamos poder realizar essa integração nos demais estados brasileiros", destaca Pedro Santos, gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil.