A Light cortou o fornecimento de energia, nesta segunda-feira (02/11), de prédios públicos administrados pela prefeitura de Seropédica, devido a falta de pagamento. Segundo a empresa, a dívida da prefeitura de Seropédica com a distribuidora já soma R$ 53 milhões, sendo quase 90% desse montante relacionado à iluminação pública.
A luz também foi cortada em praças, onde os técnicos encontraram ligações clandestinas de trailers diretamente na rede de energia. Segundo a companhia, a dívida do município foi agravada pelo déficit na Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP), com apenas 20% do valor devido sendo pago pela prefeitura.
Algumas tentativas de negociação foram realizadas pela empresa de energia, incluindo reuniões solicitadas pelo Ministério Público, mas a Light afirma que a prefeitura não demonstrou interesse em regularizar a situação. No dia 26 de novembro, uma nova reunião foi realizada com representantes do município — entre eles o procurador, o secretário de governo e o secretário de fazenda — mas novamente não houve avanço em relação ao pagamento da dívida.
A Light afirmou em nota que segue aberta ao diálogo para buscar uma solução, mas reforça a necessidade de comprometimento da prefeitura de Seropédica para evitar impactos à prestação dos serviços e à segurança da rede elétrica.
A secretaria de Comunicação da prefeitura de Seropédica admitiu a dívida, mas afirma que o débito é referente a governos anteriores. A pasta informou ainda que a atual gestão estuda uma forma de viabilizar o pagamento da dívida.