Lula recebe comunicado oficial dos prefeitos do fórum do U20, na Zona Portuária do Rio

Reunião entre os prefeitos ocorrerá de forma reservada.

Por Conexão no Ar em 17/11/2024 às 10:24:46
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O presidente Lula participa neste domingo (17/11) da cerimônia em que recebe o comunicado oficial do Urban 20 (U20), o fórum dos prefeitos do G20, no Armazém Utopia, na Zona Portuária do Rio. O evento aconteceu de forma paralela ao G20 Social, que também ocupou armazéns da região e foi encerrado no sábado (16/11), também com a presença do chefe de Estado.

Lula lamentou o mau tempo nos dias da cúpula dos prefeitos. O presidente destacou ainda que os municípios são catalizadores de mudanças profundas. "O combate às desigualdades, fome e pobreza é essencial para o desenvolvimento sustentável em cidades seguras, inclusivas, resilientes e sustentáveis".

Lula lembrou que o cuidado com a população das favelas é uma das urgências nos desafios das cidades. Ele pediu avanços na área de habitação. "Do Armazém da Utopia vemos o Morro da Providência, a mais antiga do país. Estamos a menos de 10 km da favela da Maré, origem de Marielle Franco, barbaramente assassinada e a quem rendo homenagens".

Marielle foi citada mais de uma vez como exemplo de pessoa que lutou na esfera local pela população.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) abriu a cerimônia. "Quero falar, em nome de todos os prefeitos e prefeitas, que o G20 reconheça o papel dos governos locais na esfera pública e que apoiem o papel que exercem", declarou.

Entre as solicitações dos prefeitos está o investimento de US$ 800 bilhões anuais de governos nacionais e instituições de financiamento ao desenvolvimento públicas e privadas até 2030. O financiamento é voltado para implementar e expandir projetos voltados a reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Durante o discurso, o prefeito Eduardo Paes ressaltou que os municípios são a esfera de governo mais próxima dos cidadãos e reafirmou a necessidade de acesso a crédito para projetos de mitigação local da crise climática. "Uma agenda de redução da desigualdade não é apenas entre cidadãos, mas entre cidades."

Depois do encontro com os prefeitos, o presidente Lula tem uma série de encontros com chefes de Estado antes do começo das plenárias do G20, o encontro dos líderes das principais economias do planeta. Na agenda estão marcados encontros com os presidentes da África do Sul, Vietnã, Angola, Turquia, Egito, França e Bolívia, além de reuniões com os primeiros-ministros da Itália e Malásia, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e a presidente da Comissão Europeia.

O U20

Lançado em 2017 sob a liderança do prefeito de Buenos Aires e Paris, o U20 nasceu com o objetivo de reunir prefeitos das principais cidades do G20 para informar sobre as discussões dos líderes nacionais na cúpula dos chefes de estado.

A ideia do grupo é facilitar a integração do G20 e as cidades, além de jogar luz nas questões urbanas na agenda do encontro de lideranças globais.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google