INSS faz mutirões de atendimento para BPC/Loas no Rio ao longo do mês

Serão 670 vagas em três dias de atendimentos

Por Conexão no Ar em 11/01/2024 às 17:34:52
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)) programou quatro mutirões, nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, em agências da Região Metropolitana do Rio para atender pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Os atendimentos acontecerão com assistentes socais do órgão em quatro agências da Previdência Social, sempre entre 7h e 14h, com hora marcada (veja os endereços abaixo).

Os interessados podem marcar o atendimento prévio para concessão do benefício pela internet, no site e aplicativo Meu INSS, ou ligando para Central 135.

Os mutirões estão previstos nos seguintes locais:

  • Dia 13: Irajá, na Zona Norte do Rio. Serão 180 vagas. A unidade fica na Avenida Brasil, 17.673;
  • Dia 20: Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Serão 190 vagas. A unidade fica na rua Marechal Deodoro, 1.119, no bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto;
  • Dia 27: Niterói, na Região Metropolitana. Serão 100 vagas. A unidade fica na Rua Desembargador Athayde Parreiras, 266, no bairro de Fátima; e
  • Dia 27: Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Serão 200 vagas. A unidade fica na Rua Barão, 207, na Praça Seca.

O BPC/Loas é concedido a pessoa com deficiência que tem renda familiar por pessoa de até ¼ do salário mínimo (R$ 330), calculada com base em informações do Cadastro Único (CadÚnico). O valor mensal pago pelo INSS é de R$ 1.320 (sem direito a 13º salário).

Não é necessário ter contribuído para o INSS ao longo da vida para ter direito ao pagamento, desde que seja comprovado o critério de renda exigido e que a pessoa com deficiência não tenha condições de exercer uma atividade laboral. Mas, em caso de morte, o benefício não é transformado em pensão para os herdeiros.

Comunicar erro
Alerj