Governo Lula decreta operação de GLO para garantir segurança do G20 no Rio

As forças estarão por terra e mar em vários pontos da cidade

Por Conexão no Ar em 09/11/2024 às 08:38:36
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um decreto na noite desta sexta-feira (8/11) para autorizar uma operação de GLO (Garantia de Lei e da Ordem) no Rio de Janeiro.

O objetivo é garantir a segurança das autoridades estrangeiras durante a cúpula do G20 que será realizada na capital fluminense.

As forças também serão empregadas nas vias de chegada e saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os locais de hospedagem, compreendidas a extensão da Rodovia Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), da Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) e das demais vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso.

Também haverá forças atuando no perímetro externo do Aeroporto Internacional Tom Jobim, incluídos os terminais de embarque e desembarque de passageiros, a Avenida 20 de Janeiro e a Estrada do Galeão, desde o Hospital da Força Aérea do Galeão até o entroncamento com a Linha Vermelha. E também da Linha Vermelha até o seu cruzamento com a Linha Amarela.

O texto ainda prevê a atuação nas águas jurisdicionais brasileiras de interesse da Cúpula de Líderes do G20, incluídas as águas interiores, em articulação com a Polícia Federal.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google