TRE mantém indeferimento de candidatura de Garotinho

No último dia 16, a primeira instância já havia rejeitado recurso de Garotinho

Por Conexão no Ar em 01/10/2024 às 20:17:48
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) sofreu uma nova derrota na Justiça Eleitoral. Em sessão nesta terça-feira (01/10), o TRE manteve indeferimento do registro da candidatura dele para vereador do Rio.

No último dia 16, a primeira instância já havia rejeitado recurso de Garotinho, que teve o registro negado pela pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, titular da 125ª Zona Eleitoral, devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2018, o que tornaria Garotinho inelegível por oito anos, ou seja, até 2026.

A defesa de Garotinho alegou que não existe condenação transitada em julgado contra Garotinho. No entanto, a relatora Kátia Junqueira manteve o indeferimento ao considerar que a improbidade já foi reconhecida e o dano erário e enriquecimento ilícito foram devidamente comprovados nos autos. Cinco desembargadores acompanharam o voto do relator, apenas Fernando Cabral manifestou voto divergente.

Desvio na saúde

A ação que resultou na condenação de Garotinho, sustentada pela promotora eleitoral Rosemery Duarte Viana, considera participação do ex-governador em um esquema que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, nos anos de 2005 e 2006 — quando era secretário de Governo de sua mulher, Rosinha Matheus, a governadora.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google