Justiça Eleitoral barra candidatura de Garotinho a vereador do Rio por condenação em 2018

O pedido de impugnação foi feito pelo MinistĂ©rio PĂșblico Eleitoral (MPE), que apontou a condenação do ex-governador do Rio de Janeiro pela prĂĄtica de ato de improbidade nos anos de 2005 e 2006

Por Conexão no Ar em 10/09/2024 às 09:12:07
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou, nesta segunda-feira (9), o registro de candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (PR), que busca se candidatar ao cargo de vereador do município do Rio. O candidato ainda pode recorrer da decisão.

A decisão da juíza Maria Paula GouvĂȘa Galhardo, da 125ÂȘ Zona Eleitoral de Rio de Janeiro, considerou que Garotinho não pode ser candidato nas eleições desse ano por ter uma condenação em 2018, por crime contra o patrimônio, em processo criminal relativo à prĂĄtica de crime de peculato, em concurso material (dez vezes) e crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.

De acordo com a sentença, Garotinho segue inelegível pelo período de 8 anos. O pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou a condenação do ex-governador pela prĂĄtica de ato de improbidade nos anos de 2005 e 2006.

Segundo a promotora eleitoral Rosemery Duarte Viana, a ação que resultou na condenação de Garotinho se deu pela sua participação em um esquema criminoso que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, na época do governo de Rosinha Matheus, esposa e sucessora de Garotinho no Poder Executivo Estadual.

Comunicar erro
Alerj