Criminosos trocam QR Code do Bike Rio para fraudar sistema

Golpistas utilizam as bicicletas pagas pelos usuários que, por sua vez, não conseguem o desbloqueio por aluguel

Por Conexão no Ar em 09/09/2024 às 13:00:35
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Usuários do sistema Bike Rio denunciam que criminosos estão trocando o QR Code de bicicletas para fraudar o sistema de aluguel.

Os golpistas retiram o adesivo de uma determinada bicicleta e colam por cima do que existe em outra, da mesma empresa. E então, quando o usuário faz o pagamento, ele libera a bike que está com o bandido e não a que deseja usar.

O QR Code é utilizado como uma das formas de pagamento para uso do transporte, que tem diferentes pontos de acesso na cidade.

A Tembici, responsável pelo sistema de aluguel de bicicletas, informou que tem conhecimento de ações desse tipo e diariamente faz a conservação das estações para garantir o perfeito funcionamento de suas instalações.
A empresa também está instalando QR Codes autodestrutivos nas bikes, que ao serem retirados se rasgam e perdem a validade.

"Como parte de seus esforços contínuos, a Tembici utiliza seus canais de comunicação para orientar os usuários sobre o uso correto do sistema, reforçando que a retirada e devolução das bicicletas só é confirmada após a luz verde ser acesa e um sinal sonoro ser emitido, garantindo assim o uso e travamento da bike. A empresa reforça também a orientação que caso qualquer ato de vandalismo ou comportamento suspeito seja presenciado que entrem em contato por meio dos canais oficiais de comunicação", comunicou a empresa por meio de nota.
Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google