Com uma forte onda de calor atuando sobre o Brasil, ao menos 17 capitais devem ter máximas acima dos 30°C nesta terça-feira (3/09). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as capitais do Centro-Oeste são as que devem registrar as maiores marcas.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, as máximas podem superar os 40°C nesses locais.
"O Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, deve registrar mais de 40°C. Estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também devem se aproximar dos 40°C", analisa.
As capitais que devem ter máximas acima dos 30°C nesta terça são:
Os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.
Baixa umidade do ar
Com a expectativa de altas temperaturas para os próximos dias, a umidade relativa do ar deve seguir baixa em boa parte do país.
De acordo com o Inmet, em toda a região central do Brasil a umidade deve ficar entre 30% e 20%, níveis considerados preocupantes.
Além do prejuízo à qualidade do ar, com a maio concentração de poluentes, essa condição também aumento o risco para a saúde.
As principais recomendações para evitar os efeitos prejudiciais do tempo seco são:
Previsão para setembro
Após um fim de agosto marcado pelo retorno do calor, a previsão indica que o mês de setembro deve ter chuvas abaixo da média em boa parte do país e temperaturas elevadas.