Em pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ParanĂĄ Pesquisas e divulgada nesta terça-feira (27/8), o candidato Dr. Serginho (PL) desponta como o favorito na disputa pela prefeitura de Cabo Frio, liderando com 59,6% das intenções de voto.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 04791/2024, foi realizada entre os dias 23 e 26 de agosto e entrevistou 710 eleitores do município.
A atual prefeita, Magdala Furtado (PV), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar com 17,2% das intenções de voto. Outros candidatos, como Rafael Peçanha (REDE), Vinícius Seguraço (UP), e Fernando Luiz Cardoso (Novo), tĂȘm 4,1%, 1,1% e 0,7%, respectivamente. No cenĂĄrio pesquisado, 9,7% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 7,6% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição Alta para Magdala Furtado
Além das intenções de voto, a pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos, questionando em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Magdala Furtado lidera neste quesito, com 48,5% de rejeição, seguida por Vinícius Seguraço (14,8%), Rafael Peçanha (14,6%), Dr. Serginho (13,5%), e Fernando Luiz Cardoso (11,3%). Entre os entrevistados, 19% não souberam ou não quiseram responder, e 5,8% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.
CenĂĄrio Espontâneo
No cenĂĄrio espontâneo, onde os eleitores foram questionados em quem votariam se as eleições fossem realizadas hoje, 30,4% manifestaram apoio a Dr. Serginho, enquanto Magdala Furtado recebeu 7,6% das intenções de voto. Rafael Peçanha obteve 0,7%, e tanto Fernando Luiz Cardoso quanto Vinícius Seguraço não registraram intenções de voto. A maioria dos entrevistados (52%) não souberam ou não quiseram responder, enquanto 7,9% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 0,8% citaram outros nomes.
Avaliação da Gestão Municipal
A pesquisa também avaliou a gestão da prefeita Magdala Furtado. Apenas 20,5% dos eleitores consideram a administração ótima (4,9%) ou boa (15,6%), enquanto 24,1% a classificam como regular. A maioria, 53,7%, avalia a gestão de forma negativa, considerando-a ruim (14,4%) ou péssima (39,3%). Cerca de 1,7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.
No que diz respeito à aprovação da gestão atual, 63,1% dos eleitores desaprovam a administração de Magdala Furtado, enquanto 32,8% a aprovam. Cerca de 4,1% não souberam ou não quiseram opinar sobre a administração da prefeita.