Rede social X diz que vai fechar escritório no Brasil após decisões de Alexandre de Moraes

Nos últimos dias, Moraes vem reiterando pedidos para que site bloqueie contas consideradas 'antidemocráticas'.

Por Conexão no Ar em 18/08/2024 às 08:04:49
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A rede social X anunciou neste sábado (17/08), em um post na própria rede, que vai "encerrar as operações" no Brasil.

Segundo o X, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

A mensagem diz que a medida será tomada em razão de decisões judiciais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes – que, em um despacho, teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

No post divulgado neste sábado, o perfil publicou uma cópia digital da suposta decisão de Moraes.

Segundo o X, a cópia do mandado de Moraes foi publicada para "expor suas ações".

"Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal", diz o X.

Moraes cobra bloqueio de contas antidemocráticas

Nos últimos dias, Moraes emitiu decisões em que mandava a rede social bloquear perfis que vinham publicando mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades.

A empresa, no entanto, não teria cumprido essas determinações. Na última semana, Moraes tinha elevado a multa por descumprimento para R$1,4 milhão ao di, relacionada a sete contas na rede.

Dono da plataforma, o empresário sul-africano Elon Musk chegou a atacae Moraes em postagens em abril, e ameaçou reativar outras contas que tinham sido bloqueadas anteriormente, quando a rede ainda se chamava Twitter e não tinha sido comprada pelo magnata.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google