Zona Oeste do Rio de Janeiro ganha nova base descentralizada do SAMU Capital

Serviço vai funcionar 24 horas por dia na Praça Seca, em Jacarepaguá. Região atendida tem população maior do que a maioria das cidades do Brasil

Por Conexão no Ar em 12/08/2024 às 11:13:00
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ganhou nova base operacional descentralizada do SAMU capital, neste domingo (11/08), com funcionamento 24 horas. A nova unidade, na Praça Seca, vai contar com uma ambulância e uma dupla de motolâncias. Com a nova instalação, o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), coloca em operação a 38ª base descentralizada do SAMU a serviço da população. No período de 01/01 a 31/07 deste ano foram realizados 1.259 atendimentos na região da Praça Seca.

O objetivo do programa de bases descentralizadas é ampliar a capacidade de atuação do SAMU capital e reduzir o tempo de resposta nos atendimentos, além de ajudar a desafogar hospitais da região. Segundo dados do Censo 2022, um dos bairros mais populosos da capital fluminense é Jacarepaguá, com 653 mil habitantes. O número é maior do que a população de 99% dos municípios do Brasil.

"Hoje é um dia muito importante para a gente. É um orgulho enorme poder participar dessa inauguração e ampliar ainda mais as nossas bases. Que este seja mais um equipamento de muito trabalho e que salve cada vez mais vidas", declarou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, durante a agenda, que contou também com a presença do deputado federal Dr. Luizinho.

"A Praça Seca é estratégica. A partir daqui, também atenderemos a região de Campinho e Madureira, ambas na Zona Norte do Rio. Só nesses três bairros fizemos 3.345 atendimentos em 2024, uma das maiores do nosso serviço. Continuaremos trabalhando para oferecer o melhor serviço do Brasil à população do Rio de Janeiro. Nossas bases são climatizadas e contam com uma estrutura para oferecer conforto a nossos profissionais", disse o coordenador do SAMU-RJ, Luciano Sarmento.

Atualmente, o SAMU-RJ conta com bases descentralizadas distribuídas em diferentes bairros e regiões do Rio de Janeiro, como Barra da Tijuca, Botafogo, Campo Grande, Copacabana, Engenho Novo, Ilha do Governador, Irajá, Ipanema, Jacaré, Jacarepaguá, Maré, Marechal Hermes, Penha, Realengo, Ricardo de Albuquerque, Rio Comprido, Santa Cruz, São Cristóvão, Sepetiba, Taquara, Tijuca e Vila Kennedy.

Desde que o SAMU da capital passou a ser administrado diretamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), por meio da Fundação Saúde, em 2021, o serviço realizou mais de 690.400 atendimentos com deslocamento de equipe de socorro: sendo 183.384 no primeiro ano, 184.546, em 2022, 194.165 em 2023 e 128.345 até julho deste ano. O número de ligações para o 192 somam 1.714.392.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google