Conselho Nacional Eleitoral proclama Nicolás Maduro vencedor da eleição na Venezuela

Órgão eleitoral afirma que presidente venezuelano teve 51% dos votos

Por Conexão no Ar em 29/07/2024 às 14:25:01
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em meio a questionamentos de líderes internacionais, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou na tarde desta segunda-feira (29/07) Nicolás Maduro presidente da Venezuela. Mais cedo, o órgão havia tratado Maduro como vencedor das eleições presidenciais realizadas no domingo (28/07).

Segundo o CNE, liderado por um aliado do presidente venezuelano, Maduro teve 51,2% dos votos, e o principal candidato da oposição, Edmundo González, 44%. O resultado indica uma diferença de 704 mil votos entre os dois candidatos. A última atualização foi na madrugada de segunda, quando o site do CNE saiu do ar –como os dados finais ainda não foram divulgados, esses números devem mudar.

Minutos após a divulgação do resultado, Maduro disse, em discurso a apoiadores, em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, que sua reeleição era o triunfo da paz e da estabilidade.

Com o resultado, Maduro – um ex-motorista de ônibus de 61 anos que se tornou chanceler da Venezuela – deve permanecer mais seis anos no poder em Caracas, chegando a 17 anos no comando do país. Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos até sua morte, em 2013.

Comunicar erro
Alerj