O Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, está sendo um dos grandes destinos culturais da capital fluminense durante as férias de julho. Neste mês, o prédio quase centenário bateu recorde de visitações e recebeu até agora mais de 2.700 pessoas. Consagrando-se como uma das principais atrações do Centro Histórico do Rio, o espaço tem visitas gratuitas durante todo o ano e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.
A visita guiada que atrai tantos turistas e cidadãos fluminenses proporciona uma experiência única em um dos espaços mais importantes da democracia brasileira. É possível contemplar espaços como o famoso plenário Barbosa Lima Sobrinho, que além de palco de importantes momentos da polícia nacional é também cenário de grandes obras da dramaturgia, como a série Maysa (2009) e o filme Tropa de Elite 2 (2010), vencedor de diversas categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, considerado o Oscar nacional.
"Após um ano de reabertura do Palácio Tiradentes, já percebemos seu impacto na ativação do Corredor Cultural do Centro Histórico do Rio. É uma honra para a Alerj realizar uma imersão do cidadão na história do Legislativo. A visita guiada é um sucesso e os números expressivos comprovam isso", comentou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Assembleia.
O passeio, que recebe turistas e excursões escolares agendadas, proporciona uma aula de história dada pelos guias em português, inglês, espanhol ou francês. Além de entender a importância de cada espaço do prédio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a biblioteca do Palácio, que conta com livros raros da literatura mundial, bem como conferir obras de artes únicas distribuídas entre o saguão, os corredores e o Salão Nobre.