Terremoto atinge norte do Chile e é sentido em São Paulo

Epicentro do tremor foi em uma região próxima do deserto do Atacama a 126 km de profundidade

Por Conexão no Ar em 19/07/2024 às 09:09:30
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 7.3 na escala Richter sacudiu o norte do Chile na noite desta quinta-feira (18/07), mas não provocou danos nem deixou feridos.

O abalo sísmico teve epicentro 20 quilômetros ao sul de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago. O vilarejo tem menos de 5 mil habitantes. O abalo ocorreu a uma profundidade de 126 quilômetros, o que pode ter ajudado a evitar consequências graves.

O epicentro foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago. "Até o momento não há notícias de feridos ou danos maiores", disse o presidente chileno, Gabriel Boric.

O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que "o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país".

Há relatos de que o tremor foi sentido até em São Paulo, a 2,2 mil quilômetros de distância.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que foram registrados leves tremores em diferentes regiões da capital paulista e que o fenômeno foi reflexo do terremoto ocorrido no Chile. Mas continuam monitorando a situação.

Comunicar erro
Alerj