A partir deste mês de julho as companhias terão que inserir novas informações nos rótulos dos café vendidos no Brasil. As mudanças foram aprovadas em janeiro de 2023, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e obrigatoriamente terão que entrar em vigor este mês.
Com o objetivo de monitorar a qualidade do produto, os novos rótulos buscam garantir a qualidade do café torrado. As mudanças estarão expostas nas embalagens, como: a tipo de café, o ponto de torra e a denominação "fora de tipo", caso o produto não consiga atingir os padrões mínimos de cafeína, extrato aquoso e a nota de qualidade global da análise sensorial oficialmente estabelecidos.
As embalagens também deverão fornecer a informação da espécie do café: arábica ou canéfora, também conhecido como robusta ou conilon.
"A rotulagem de embalagens de café desempenha um papel essencial na orientação dos consumidores, fornecendo informações importantes sobre a origem, qualidade, frescor e características nutricionais do produto, permitindo que façam escolhas de acordo com suas preferências e necessidades individuais", destaca a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo.
A expectativa é que a medida coíba a venda de produtos irregulares e eleve o padrão de qualidade do café. A nova rotulagem das embalagens é uma oportunidade para explorar o design para destacar a origem do café, incluindo informações sobre a região de cultivo, fazenda ou cooperativa, e as histórias por trás da produção.
A nova regra vem ao encontro dos objetivos do Ministério, que é assegurar a oferta de produto de qualidade e seguro ao consumo e ao mesmo tempo estimular o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva e uma concorrência leal no mercado", explica o coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso.