O municĂpio de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, lidera do ranking fluminense do Sistema Integrado de Metas do Estado, que classifica as cidades de acordo com o Ăndice de redução de incidĂȘncia criminal. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Segurança PĂșblica (ISP), nos seis primeiros meses do ano, São Gonçalo apontou um recuo nos nĂșmeros de roubos e mortes violentas – homicĂdios dolosos, latrocĂnios, autos de resistĂȘncia e lesão corporal seguida de morte.
Pelo relatório do ISP, também houve reduções significativas em outros tipos de crime, como: roubo de cargas, cuja queda foi 59% diante do mesmo perĂodo de 2023, quando o municĂpio registrou 56 casos, contra 22 até junho deste ano; roubos de veĂculos, cuja queda foi de 47%, passando de 652 roubos no primeiro semestre do ano passado, para 342 no mesmo perĂodo de 2024. Quanto às mortes violentas, a pesquisa verificou uma redução de 40%, passando de 102 para 59, entre um ano e outro.
Outro ponto positivo apontado pelo levantamento foi aumento das apreensões de armas de fogo e munições pelo 7Âș BPM (São Gonçalo): 938 munições, 69 pistolas, oito fuzis e 22 simulacros de armas. No perĂodo, os policiais prenderam 563 criminosos em flagrante.