Já está em vigor mudanças que alteram o itinerário de 28 linhas de ônibus do Rio. Durante a madrugada, 21 serviços noturnos (SN) — que rodam entre 23h e 4h — tiveram alterações para atender a região da Lapa, assim como os terminais Deodoro e Gentileza. A medida visa, por exemplo, a integração com o serviço 24 horas do BRT, que passou a funcionar no fim de junho.
Algumas linhas que vão até a Candelária, por exemplo, passam a retornar pela Praça Mauá, percorrendo a Avenida Rio Branco, passando pelo Castelo até acessar a Lapa, para então seguir seus trajetos até bairros das Zonas Norte e Oeste durante esse período entre o fim da noite e a madrugada.
Também há mudanças no local de ponto final: o SN309 (que até então fazia o trajeto entre o Terminal Alvorada e a Central do Brasil), passa a ir até o Terminal Gentileza. Já o SN624, que fazia o percurso entre Mariópolis e a Praça da Bandeira, passa a ir até a Praça da República, no Centro, também atendendo a Lapa e o Terminal Gentileza.
Confira as mudanças
Serviços noturnos que passam a atender a Lapa:
Serviços noturnos que passam a atender o Terminal Gentileza (e a fazer parada nas plataformas):
Serviços noturnos que passam a atender o Terminal Deodoro (e a fazer parada nas plataformas):
Linhas regulares também mudam
Diferentemente dos casos acima, em que a mudança vale para o período da noite e madrugada, também há alterações em linhas regulares, que passaram a valer nesta segunda-feira. A linha 785, que até então fazia ponto final em Coelho Neto, foi estendida até Marechal Hermes. Já a 855 e a 883, que até então encerravam suas viagens em Bangu, passam a operar até o Terminal Deodoro.
Confira mudanças em linhas regulares para atender o Transbrasil:
Também há alterações para atender a mais passageiros da Transoeste. Confira abaixo: