Somente nos cinco primeiros meses de 2024, a Light registrou 20 quedas de balões em sua rede ou próximos a ela, causando um total de 13.148 interrupções de clientes.
O número já quase supera todas as ocorrências registradas em 2023, quando 23 balões atingiram a rede. O ranking de 2024 é liderado pelo município do Rio de Janeiro, com quatro ocorrências, seguido de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Seropédica. Outras 124 ocorrências foram causadas por objetos em contato com a rede, como pipas, tênis e bolas, causando em média 9 horas de interrupção e afetando 120 mil clientes em 2024.
Em todos os casos, a Light agiu de forma rápida, embora as operações para a retirada de balões sejam complexas, feitas por profissionais devidamente capacitados e equipados.
Em geral, balões têm armações de metal ou transportam estruturas, também conhecidas como cangalhas, que ao entrar em contato com a rede elétrica causam falta de energia e danos aos equipamentos.
Soltar balão é crime e pode levar à interrupção de energia. Ao longo do ano, a Light alerta imprensa e população para os danos causados pela prática ilegal.
Outros casos
A queda de balões também é responsável por incêndios na vegetação, que podem levar a curto-circuito nas linhas de transmissão, além de causar excesso de poeira, fuligem e fumaça.
A Light está presente em 31 municípios fluminenses.
Denuncie
A concessionária pede que aos cidadãos que colaborem denunciando os casos de soltura de balão pelos Canais de Atendimento:
* Agência Virtual: https://agenciavirtual.light.
* WhatsApp: (21) 99981-6059 – com auxílio da Lia (representante virtual da empresa);
* App Light Clientes (disponível na Apple Store ou Google Play);
* Call Center: 0800-021-0196;
* Twitter e Facebook: @lightclientes.