Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Duque de Caxias

Pesquisa Quaest mostra Zito na frente em Caxias, com 40%; Netinho Reis tem 23%

A pesquisa também mensuou a aprovação do atual prefeito, Wilson Reis


Foto: Reprodução

Se a eleição fosse hoje, o ex-prefeito José Camilo Zito (PV) largaria na frente na disputa pelo comando de Duque de Caxias, com 40% dos votos, segundo a primeira pesquisa Quaest realizada na cidade da Baixada Fluminense. Em seguida vem o pré-candidato da família Reis — que está à frente da prefeitura há mais de uma década — Netinho (MDB), com 23%. Celso do Alba, do União Brasil, alcançou 8%.

A margem de erro é de três pontos percentuais — para mais ou para menos. De acordo com o levantamento, se houvesse um segundo turno entre Zito e Netinho Reis, o ex-prefeito venceria por 50% a 28%. Se a disputa fosse entre Zito e Celso do Alba, o placar seria de 55% a 20% para o candidato do Partido Verde. E se os finalistas fossem Netinho e Celso do Alba, o integrante da família Reis venceria por 36% a 20%.

Seis por cento dos entrevistados disseram estar indecisos; e outros 23% afirmaram que não pretendem votar em ninguém — preferem anular, digitar a tecla em branco, ou nem aparecer na sua zona eleitoral.

A cena muda pouco quando o entrevistador apresenta os padrinhos políticos dos dois primeiros colocados. Zito, apoiado pelo presidente Lula (PT), sobe dois pontos, de 40% para 42%. E Netinho, sobrinho de Washington Reis e alavancado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), abre seis pontos, de 23% para 29%. Neste cenário, quem não tem padrinho cai: Celso do Alba, de 8% para 5%.

E por falar em padrinhos, 29% disseram que votariam em quem Bolsonaro indicar, mesmo sem conhecer o candidato. Enquanto 68% responderam que não votariam. Já Lula seria seguido incondicionalmente por 24%. Outros 71% informaram não estar dispostos a aceitar a indicação do presidente.

Avaliação do prefeito Wilson Reis

A avaliação do governo do prefeito Wilson Reis (MDB) não é boa. Para 35% dos entrevistados, é negativa. Para 32% , é regular; enquanto apenas 16% disseram achar que é positiva. Os 17% restantes disseram não saber ou não querer responder.

Assim como na capital, a segurança pública deve ser o calcanhar de Aquiles na campanha eleitoral. Ao avaliar as áreas de atuação da prefeitura, nada menos que 70% disseram que a segurança piorou no governo Wilson Reis. Só 17% viram alguma melhora. A maior parte dos entrevistados também achou que houve piora no trânsito (64%); na saúde (61%); e no transporte público (53%)

As áreas mais bem avaliadas foram o asfaltamento e a limpeza (53% disseram estar melhor); e cultura, esporte e lazer (41% viram alguma melhoria).

A Quaest entrevistou 715 eleitores face-a-face, entre os dias 14 a 16 de junho, por meio de questionários estruturados. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rádio Tupi e registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-09839/2024, no dia 13 de junho de 2024.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!